16. Espaço-tempo I

 

 

 

 

 

Anteriormente, formulamos a hipótese de que nossa realidade se desdobraria em apenas duas dimensões principais.

 

Abordamos sem transição o assunto deste capítulo:

 

As duas dimensões principais da Criação são... espaço e tempo!

 

Podemos dizer que existe:

 

-          Uma dimensão de espaço, por um lado;

 

-          Uma dimensão de tempo, por outro lado, sendo esta uma dimensão espacial particular.

 

De acordo com esta premissa muito simplificada, eles juntos constituem nosso espaço-tempo.

 

No entanto, não é isso que a maioria dos cientistas está dizendo atualmente. Eles consideram que o espaço-tempo é composto de pelo menos três dimensões de espaço e uma dimensão de tempo, ou seja, quatro dimensões.

 

Também há cientistas que postulam, no quadro da teoria das cordas, que existem 10 dimensões, senão mais... Seria só uma questão de escala: quanto mais olharmos “de perto”, no microscópico, mais haveria dimensões, indetectáveis em grandes escalas, e quanto mais olhamos de "longe", haveria menos dimensões, até termos finalmente apenas duas no macrocosmo da Criação. Os físicos também estão convencidos de que vivemos em um "holograma gigante" e que o que parece ser um universo com três dimensões de espaço, tem na verdade, apenas duas dimensões!

 

Para chegar à essência do que é comumente aceito, e apenas para aqueles que estão interessados, trazemos aqui a definição dada na Wikipédia:

 

“Na física, o espaço-tempo é uma representação matemática do espaço e do tempo como duas noções inseparáveis que se influenciam.

 

O “continuum espaço-tempo” tem quatro dimensões: três dimensões para o espaço, “x”, “y” e “z”, e uma para o tempo, “t”. Para poder manuseá-los com mais facilidade, fazemos com que essas quatro quantidades sejam homogêneas à distância, multiplicando “t” pela constante “c” (velocidade da luz no vácuo, de cerca de 300 mil quilômetros por segundo).

 

“Um evento é posicionado no tempo e no espaço por suas coordenadas “ct”, “x”, “y”, “z”, que dependem todas do quadro de referência.”

 

“A razão entre as medidas de espaço e tempo dada pela constante universal ‘c’ permite descrever uma distância ‘d’ em termos de tempo: ‘d = ct’ com ‘t’ o tempo necessário para a luz percorrer ‘d’. O Sol está a 150 milhões de quilômetros, ou seja, a 8 minutos-luz da Terra. Ao dizer "minutos-luz", estamos falando de uma medida de tempo multiplicada por ‘c’, e obtemos uma medida de distância, neste caso, quilômetros. Em outras palavras, o fator ‘c’ é usado para converter unidades de tempo em unidades de distância. Quilômetros e minutos-luz são, portanto, duas unidades de medida para distância. O que unifica espaço e tempo na mesma equação.”

 

“Nesse sentido, poderíamos dizer que o tempo é espaço!”

 

 

 

Esses elementos exigem várias reflexões.

 

Os cientistas se limitam à velocidade de nossa luz física, chamada ‘c’, que é a velocidade que observamos em nosso universo, como a luz do Sol ou bilhões de estrelas. Eles dizem que nada poderia ir mais rápido do que esta luz…

 

Agora é óbvio que, para entender toda a Criação, não devemos nos limitar a esta constante física (c ≈ 300.000 km/s) porque ela diz respeito apenas à luz de nossa matéria grosseira.

 

Existem na Criação velocidades da Luz muito mais rápidas do que a da "pequena" luz do nosso universo observável.

 

Quão rápido a Luz divina se propaga? A apenas trezentos mil quilômetros por segundo?

 

Sentimos que está se propagando em uma velocidade infinitamente muito maior, se ainda podemos falar de "velocidade" para a propagação da Luz divina.

 

Quando, para a Solenidade da Força em 30 de maio, o portal se abre e a Pomba aparece ao meio-dia, todas as partes da Criação são simultaneamente irradiadas com a Luz divina: a propagação da Luz é instantânea.

 

Com que rapidez as irradiações da força espiritual dos primordialmente Criados também se propagam para atingir os aneis mais externos da Criação? Esta velocidade ainda é infinitamente maior do que a da luz da nossa matéria.

 

Para voltar à nossa definição de espaço-tempo, vamos adicionar a palavra de Abdruschin sobre o assunto:

 

“Na Criação nada existe sem tempo e nada existe sem espaço. Já o conceito da palavra Criação tem de contradizer isso; pois o que é criado, é uma obra, e cada obra tem uma limitação. Mas o que tem limitação não é sem espaço. E aquilo que não é sem espaço, tampouco pode ser sem tempo.” (Dissertação n°85 §1 “E mil anos são como um dia!” – Mensagem do Graal – Grande Edição – Abdruschin)

 

Vamos voltar ao nosso diagrama e identificar agora as duas dimensões de espaço e tempo na Criação.

 

A dimensão do espaço é dada pela sucessão dos aneis da Criação!

 

 

Por exemplo, no espaço, a jornada de um ser humano está principalmente entre o 18º anel (sua origem espiritual, Paraíso) e o 36º anel (o material).

 

 

Com raras exceções, o ser humano em evolução viaja pela Criação entre esses dois aneis, em sua própria velocidade e vontade. Ele não tem outra escolha.

 

Essa possibilidade, é claro, é dada pela primeira dimensão espacial da Criação. E esta dimensão é essencialmente governada pela Lei da gravidade, que determina o posicionamento de cada ser entre o centro e o limite externo da Criação!

 

 

 

A segunda dimensão do espaço está ligada ao ciclo da Criação e, mais particularmente, da matéria. Esta é a dimensão do espaço correspondente ao tempo!

 

 

Assim, é possível localizar algo de acordo com seu progresso no ciclo. Já havíamos tocado no assunto quando colocamos as sete partes cósmicas espiritualizadas no ciclo. Éfeso está localizado, por exemplo, no nível do ponto de inflexão cósmico, no "Oeste" da Criação (ver capítulo “o ciclo eterno da matéria II)

 

O ciclo da matéria, ligado ao tempo: semente, maturação, colheita e decomposição, pode, portanto, ser naturalmente transformado em uma dimensão do espaço no diagrama da Criação.

 

Se voltarmos ao nosso diagrama, podemos, portanto, localizar algo com precisão de acordo com:

 

-          seu grau de gravidade, que dá a primeira dimensão do espaço;

 

-          a sua posição no ciclo natural da Criação, ligada ao tempo, que dá a segunda dimensão do espaço.

 

 

Por exemplo, um espírito humano na Terra pode ser representado por suas duas coordenadas a seguir: Espaço = 36, Tempo = 12.

 

 

Espírito Humano da Terra: Espaço = 36, Tempo = 12

 

 

O funil de decomposição está localizado da seguinte maneira: Espaço = 36, Tempo = 24

 

 

Funil: Espaço = 36, Tempo = 24

 

 

Se compreendermos facilmente as coordenadas do espaço, que têm uma gradação de 0 a 36, relacionadas ao sinal periódico composto por 36 anéis da Criação, é necessário explicar as coordenadas do tempo.

 

Acreditamos que o tempo tem uma gradação de 0 a 24 graus na Criação. Isso decorre da Cruz do Santo Graal que em sua tripla manifestação contém 24 graus em seu ciclo em torno do centro, em uma alternância entre o sinal masculino e o sinal feminino.

 

 

Abordamos o assunto no capítulo “os aneis da criação II”, ressaltando que não observamos apenas a alternância entre o masculino e o feminino nos aneis, mas também a todos os eixos que passam pelo centro da Cruz.

 

Isso corresponde à malha alternativa da Criação ou à rede de radiações na Criação.

 

 

Em outras palavras, e isso é novo no conhecimento, as doze Partes Cósmicas contêm, cada uma, duas subdivisões dependentes do tempo: uma parte com dominância ativa e uma parte com dominância passiva. Haveria, portanto, entre as Partes Cósmicas, uma transição passiva ou negativa, assim como essa transição existe nos aneis. Essa transição deve ser necessária, formando uma espécie de fronteira entre duas Partes Cósmicas sucessivas. Voltaremos ao assunto um pouco mais tarde.

 

O ciclo da matéria, entre semente, floração, maturação e decomposição conteria, portanto, 12 x 2 = 24 subdivisões.

 

Na escala terrestre, temos uma analogia reveladora com nosso ciclo anual de doze meses, uma vez que os humanos observaram, desde o início dos tempos, a existência de doze ciclos lunares em um ano. No entanto, um ciclo lunar contém dois períodos particulares que se alternam: a lua cheia (fase ativa) e a lua nova (fase passiva), ou seja, 24 fases lunares em um ano!

 

Portanto, parece que a malha da Criação é construída usando os fatores de 2, 3, 4, 12, 24 e 36 e que tudo seria localizável na Criação de acordo com os dois parâmetros principais a seguir:

 

-          36 graus de espaço,

 

-          24 graus de tempo.

 

 

A dimensão do espaço é expressa em uma progressão de 0 a 36, enquanto a dimensão do tempo é expressa em uma progressão angular, que pode ser expressa em graus, de 0 a 24°.

 

A Terra tem, portanto, para as coordenadas atuais da Criação: Espaço = 36, Tempo = 12, alternativamente escrita: Coordenadas Terra = [36,12].

 

 

Estaríamos, portanto, precisamente na décima segunda hora (de 24), se fizermos uma analogia com nosso dia terrestre de 24 horas.

 

Certamente não é sem razão que Abdruschin indica isso para nós em sua Mensagem:

 

“Perceptíveis terrenalmente, as badaladas do relógio universal retumbam agora a décima segunda hora através do Universo!!” (Dissertação n°22 §1 “Indolência do espírito” – Ressonâncias I da Mensagem do Graal – Abdruschin)

 

A décima segunda hora é a hora que marca o ponto de viragem cósmico!

 

Neste capítulo, discutimos a possibilidade de localizar uma coisa ou um ser de acordo com suas duas coordenadas polares.

 

“Em matemática, as coordenadas polares são um sistema de coordenadas bidimensional em que cada ponto no plano é determinado por uma distância e um ângulo em relação a um ponto fixo de referência.” (Fonte Wikipédia)

 

Em coordenadas polares, a posição do ponto M é definida pela distância r e o ângulo θ.

 

 

Sem entrar em detalhes, poderíamos ter usado coordenadas cartesianas para localizar algo na Criação.

 

 

Nas coordenadas cartesianas planas, amplamente utilizadas, a posição do ponto M é dada pelas distâncias XM (abcissa na origem) e YM (ordenada na origem).

 

No entanto, este sistema não é adequado para expressar a noção de um ciclo rotativo em torno de um centro.

 

“O sistema polar é de fato particularmente útil em situações onde a relação entre dois pontos é mais fácil de expressar em termos de ângulo e distância” (Wikipédia).

 

Para a Criação, portanto, parece-nos muito mais justo usar coordenadas polares, porque essas coordenadas são naturais.

 

Por exemplo, as abelhas forrageiras os usam naturalmente, com sua dança singular para indicar onde está a fonte de pólen e néctar!

 

 

O diagrama acima representa este modo muito particular de comunicação que parece quase incrível:

 

Uma vez na colmeia, a abelha forrageira descobrindo uma fonte de pólen ou néctar descreve uma dança: uma linha reta curta, depois um semicírculo, para retornar ao seu ponto inicial, ela atravessa o diâmetro novamente, faz outro semicírculo do outro lado e recomeça. Ao viajar em linha reta, a abelha se contorce rapidamente. Ao seguir a dançarina, as demais abelhas obtêm informações sobre a direção do recurso e sua distância da colônia!

 

A dança de contorção é tanto mais rápida quanto mais perto está a fonte de alimento e o ângulo formado entre a vertical e o eixo da dança retilínea é o mesmo que se forma entre a direção do sol e a do alimento.

 

As abelhas dão com esta dança as duas coordenadas polares necessárias, partindo de sua colmeia (distância da colmeia e ângulo em relação ao sol), para se orientar em direção a sua fonte de alimento, da mesma forma que podemos nos orientar na Criação com as duas coordenadas polares fundamentais (espaço-tempo ou ângulo-distância!

 

 

 

Mas isso não é tudo: temos a convicção de que as abelhas mostram com sua “dança” universal realizada há milhões de anos na Terra, a mesma linguagem que os seres enteais, grandes e pequenos, realizam na Criação.

 

Assim como as abelhas, eles também dançam, para mostrar os rumos a seguir e direcionar a grande obra da Criação, desde sua origem.

 

Suas danças devem pairar no inconsciente coletivo porque elfos, gnomos, ondinas, etc... são muitas vezes representados dançando!

 

Esta dança é uma expressão natural de alegria, cuja própria alegria resulta de seguir o caminho certo em observância das Leis Divinas.

 

E como as abelhas que fazem cera e mel e constroem seus alvéolos hexagonais, os seres enteais, de mãos dadas, trabalham, dançam, tecem e constroem os fios da Criação, em alegre labor, em torno da Cruz…