7. Os aneis da criação III

 

 

 

 

Nos capítulos anteriores, exploramos a Criação primordial ou mais exatamente o Puro-espiritual, que se divide em sete anéis concêntricos de mesma área.

 

Podemos agora continuar a explorar a Criação.

 

Devemos imaginar a Criação em três partes principais:

 

-          A parte pura espiritual (ou Criação primordial)

 

-          A parte espiritual (ou Criação)

 

-          A parte material (ou Criação posterior)

 

 (Dissertação n°27 §4 “Visão geral da Criação” – Ressonâncias II da Menssagem do Graal – Abdruschin)

 

Podemos supor que essas partes são todas iguais em área. Na verdade, assim como a Criação primordial, cada um deles deve ter sete anéis concêntricos.

 

Além disso, está especificado na Mensagem que existem entre essas três partes áreas de transição ou proteção, de caráter especial, habitadas por enteais.

 

Assim, após a Criação primordial, existe um invólucro de proteção que funciona como uma camada de separação entre o puro espiritual e o espiritual da Criação.

 

“Ao último degrau da Criação primordial, o sétimo... em sua extensão, para o sentido humano terreno, não é menos imensa do que o Puro Espiritual.” (Dissertação n°17 §62 “Os planos espirituais VII” (Ressonâncias II da Menssagem do Graal – Abdruschin)

 

Esta última precisão indicaria que os aneis principais que a constituem são certamente sete em número e que esta camada também tem a mesma superfície que as outras partes da Criação.

 

Abdruschin especifica ainda que "Também esse invólucro protetor constitui um plano por si, de grande extensão. Não é acaso desabitado, mas sim povoado por muitos entes; só não é habitação permanente de espíritos auto conscientes.

 

Mas para atravessá-la de cima para baixo ou também de baixo para cima, o espiritual necessita de uma escolta de entes que povoam esse plano, os quais, em sua atuação, assemelham-se novamente a um invólucro protetor em relação ao transeunte, como seu plano em relação à Criação primordial inteira. E tal escolta, através do plano de proteção, esses entes podem conceder, por sua vez, apenas sob bem determinadas condições, que vibram de modo imutável nas leis da Criação.” (Dissertação n°17 §66 “Os planos espirituais VII” (Ressonâncias II da Menssagem do Graal – Abdruschin)

 

Podemos representar essa camada no diagrama a seguir:

 

Como já foi dito, essa camada protetora tem a mesma área que o Puro-espiritual, embora seja verdade que com os anéis concêntricos, não temos essa impressão quando olhamos o diagrama.

 

Vamos agora explorar o grande reino espiritual que se segue ao reino puro espiritual.

 

Assim como o Puro-espiritual, esta parte também deve ter sete aneis concêntricos.

 

Nos três primeiros anéis, correspondendo à primeira subdivisão, estão espíritos de maturação completa, que devem ser denominados Criados, para diferençar dos primordialmente Criados no Puro-espiritual. (Dissertação n°27 §36 “Visão geral da Criação” – Ressonâncias II da Menssagem do Graal – Abdruschin)

 

E como anteriormente, no puro espiritual, assim existe também no espiritual uma segunda divisão (de 4 aneis), que necessita de desenvolvimento. Esta subdivisão é o reino dos espíritos evolucionários ou espíritos evoluídos.

 

Podemos esquematizar o espiritual assim:

 

E com um pequeno zoom, representamos abaixo as duas subdivisões:

 

Mas vamos deixar a parte espiritual da Criação por enquanto e continuar nossa exploração cada vez mais para fora. A parte espiritual é seguida por um grande anel de uma espécie enteal muito particular, que podemos esquematizar assim:

 

Abdruschin indica que, “Nesse círculo enteal, onde o germe espiritual mergulha, encontram-se enteais de variadíssimas espécies, não misturados uns com os outros, mas sim situados em planos isolados entre si, segundo a espécie de atividade em que vibram.” (Dissertação n°28 §10 “Germes espirituais” – Ressonâncias II da Menssagem do Graal – Abdruschin)

 

Essas indicações são importantes para a continuação do nosso estudo.

 

Os enteais não podem de fato se misturar uns com os outros, por causa da alternância entre os aneis femininos e os aneis masculinos, sendo certamente sete em número, neste grande reino da entealidade. Eles ficam bem abaixo um do outro, alternadamente em anéis masculinos ou femininos. Assim, eles são separados de acordo com a espécie de sua atividade.

 

Esta representação em anéis da Criação também nos permite observar, seja uma predominância feminina ou masculina das diferentes partes da Criação.

 

Assim, o Puro-espiritual compreende quatro aneis masculinos (claros) e três aneis femininos (escuros): o Puro-espiritual seria, portanto, de dominância masculina.

 

No seguinte anel de proteção, desta vez temos quatro aneis femininos e três aneis masculinos: este anel de proteção seria predominantemente feminino.

 

No Espiritual, nós novamente temos quatro aneis masculinos e três aneis femininos: o Espiritual seria dominado pelo masculino, assim como o Puro-espiritual.

 

E no anel do mundo da entealidade que segue o Espiritual, temos quatro aneis femininos e três aneis masculinos: este anel é predominantemente feminino, assim como o primeiro anel de proteção.

 

Abdruschin especifica que “Encontramos, na parte superior do círculo, vindos do espiritual, entes femininos maravilhosamente delicados que, vibrando nas irradiações do Amor e da Pureza, recebem os germes espirituais.” (Dissertação n°28 §11 “Germes espirituais” – Ressonâncias II da Menssagem do Graal – Abdruschin)

 

"Na parte superior do círculo" significa claramente ao nível do primeiro anel, de dentro para fora.

 

Esses enteais femininos envolvem os germes espirituais e os conduzem às mãos de outros enteais femininos, que estão mais próximos da matéria.

 

No limite da matéria fina, outros enteais femininos, por sua vez, aguardam os germes espirituais descendentes, a fim de cuidar deles com bondade.

 

Esses enteais apoiam a presença de enteais femininos não só no início e no fim, mas também no curso deste anel de dominância feminina.

 

 

 

Aqui também podemos aumentar o zoom:

 

Os pequenos aneis escuros da entealidade são os quatro aneis femininos, os pequenos aneis brancos, os três aneis masculinos.

 

Enteais de espécie masculina, embora em menor número, também existem neste grande anel da entealidade.

 

Abdruschin especifica, no entanto, que “Para proteção encontram-se aqui presentes, ainda, entes de espécie masculina, que não atuam nos cuidados, mas agem de maneira mais positiva.” (Dissertação n°28 §15 “Germes espirituais” – Ressonâncias II da Menssagem do Graal – Abdruschin)

 

Vamos terminar a exploração da Criação com o grande reino da matéria.

 

Abdruschin indica que este reino inclui duas grandes subdivisões: matéria fina e matéria grosseira.

 

“A matéria fina toma forma imediatamente sob a influência dos enteais, pois é facilmente penetrada.

 

A matéria grosseira é obrigada, por sua densidade maior, a primeiro passar por um processo de desenvolvimento, com a ajuda de seres enteais.

 

Naturalmente também essas duas divisões básicas se ramificam em muitas partes colaterais.” (Dissertação n°27 §40 “Visão geral da Criação” – Ressonâncias II da Menssagem do Graal – Abdruschin)

 

Este reino também deve ser dividido em sete aneis concêntricos, três aneis para a matéria fina e quatro aneis para a materia grosseira. Como resultado, a matéria é predominantemente masculina (ativa ou positiva).

 

Assim podemos representar matéria:

 

E ampliando um pouco:

 

“A matéria grosseira é o mais baixo em todos os círculos da Criação, o mais denso e o mais pesado”. (Dissertação n°36 §18 “No limite da matéria grosseira” – Ressonâncias I da Menssagem do Graal – Abdruschin)

 

Por fim, vamos agora representar toda a Criação como a exploramos:

 

“Nestas breves explanações nem mencionei a Esfera da imediata irradiação de Deus, que em grandeza supera amplamente todos os círculos da Criação reunidos, e à qual havíamos denominado Esfera Divina”. (Dissertação n°27 §57 “Visão geral da Criação” – Ressonâncias II da Menssagem do Graal – Abdruschin)